Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros

Projetos Culturais

Promovemos programas de educação pública, projetos culturais, apoiamos o envio de bombeiros para a realização de Intercâmbios Nacionais e Internacionais, e oferecemos apoio na realização de palestras e seminários.

História sobre o Corpo de Bombeiros

O objetivo do livro é resgatar a iconografia histórica juntamente com o registro histórico da expansão da Cidade e do Estado de São Paulo, desde o ano de criação do Corpo de Bombeiros em 1880.

Em todos os fatos marcantes dessa trajetória há um contexto histórico e cultural com a cidade de São Paulo, destacando também a contribuição do Corpo de Bombeiros à comunidade, por sua influência em várias áreas de atividade como, por exemplo, na engenharia, na arquitetura e nas artes/cultura, uma vez que a autorização dos Bombeiros é sempre necessária para a realização de obras, assim como de eventos e shows.

 

O livro mostra também os grandes incêndios ocorridos na Cidade de São Paulo, acontecimentos trágicos que contribuíram para o aprimoramento da legislação e da própria atuação do Corpo de Bombeiros na sua missão de proteção à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio da sociedade.

Centro de Memória do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros da PMESP possui um Centro de Memória, inaugurado em 2005, localizado na Rua Domingos de Moraes, 2.329 – Vila Mariana. Seu acervo possui materiais, fotos que marcaram a história da capital paulista – como os incêndios dos edifícios Andraus, Joelma e Grande Avenida –, documentos e equipamentos que buscam descrever a trajetória da instituição e retratar a evolução dos serviços de bombeiros prestados a comunidade paulista, desde sua criação em 10 de março de 1880.

Há também um espaço com caminhões e automóveis de todo o mundo. 

O visitante pode ver quepes, capacetes e insígnias de alguns corpos de bombeiros como o de Nova York.

 

E também é possível vislumbrar vídeos do Corpo de Bombeiros do início do século passado.

Além desse Centro de Memória, o Corpo de Bombeiros possui um galpão com importante acervo de viaturas históricas, localizado junto ao seu Centro de Manutenção, na Marginal Tietê (Av. Morvan Dias de Figueiredo, 4.221 – Parque Novo Mundo).